Caso eu queria alimentar meu gato com algo além da ração seca, mas não queria oferecer uma ração semi ou totalmente úmida, o que devo considerar como boa opção?

Uma ração seca de alta qualidade (super premium) é completa e balanceada, não necessitando de complementação. Porém, é comum que os tutores queiram oferecer algo extra para variar a alimentação. Mas alguns pontos devem ser levados em conta:

– Os extras (de qualquer tipo) podem substituir no máximo 10% do total de calorias diárias que o animal deve receber. Ou seja, se um gato deve receber 350 calorias/dia ele poderá receber no máximo 35 calorias “extra”, provenientes de outro tipo de alimento que não o completo. Este cuidado é imprescindível para que não haja um comprometimento do balanceamento nutricional da dieta e ingestão de excesso de calorias.

– Nunca se deve fornecer alimentos crus, pois existe alto risco microbiológico, inclusive de disseminação de zoonoses.

– Em relação à sardinha ela é um tipo de peixe rico em uma enzima chamada tiaminase. Quando a sardinha é consumida crua, esta enzima pode destruir a vitamina tiamina (B1), levando a um quadro de carência desta vitamina. Portanto, se pretende oferecer a sardinha aos gatos, é importante que ela seja cozida e em pequena quantidade.

Confira o site, a fan page e o perfil da marca no Twitter.

Posts relacionados

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades por e-mail