Fiz duas perguntas para a Dra. Laila Massad Ribas, veterinária e autora do Portal Medicina Felina, pós-doutoranda pela Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP. Uma envolve gatos mais velhos e a outra foi inspirada em um gatinho bem novo e travesso que conheci. Confira:

Muitas raças de cães perdem a visão com o passar os anos, desenvolvendo catarata. Também é comum gatos perderem a visão com o passar dos anos? E a audição? Há algum sentido naturalmente mais afetado com o passar da idade?

A catarata nos gatos é menos frequente que nos cães, mas ela também pode acometer alguns gatinhos idosos. A perda da audição também pode ocorrer, assim como nos cães.

Acredita-se que também ocorra a diminuição do olfato do felino com o envelhecimento, pois alguns gatos apresentam perda do apetite e essa é uma explicação possível. Entretanto, também existem doenças da idade adulta que levam à anorexia.

Um dos fios do bigode do gato está quebrado. Como o bigode é uma parte sensível e tátil do gato, neste caso, é necessário cortar o fio?

Não há necessidade de cortar o fio. Apenas um fio quebrado não prejudica o gatinho, apesar dessa parte do corpo do felino ser sensível e importante para a sua adaptação ao ambiente.

A Dra. Laila atente na Clínica Vetica, em São Paulo (SP). Endereço – Av. Gustavo Berthier, 95 – Jardim Adalgiza.

Posts relacionados

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades por e-mail