conviver

Como cuidar do gato no inverno

Publicado por Gateiro, 30/07/2017

gato-inverno-1

Brrrrrr… Neste ano estamos vivendo um inverno daqueles, com frio dos mais rigorosos em diversas regiões do país.

Você, amigo gateiro, vai tomar um vinho, caprichar na caneca de chocolate quente, entrar debaixo do edredom quentinho enquanto vê a sua série preferida…. Não faltam programas e opções para você ficar quentinho e entretido. Mas e o seu gato? Sabia que ele também sente frio e sofre com as baixas temperaturas? Pois é, gatos sentem frio e são bastante vulneráveis a isso!

Algumas raças de gato não têm muitos pelos. E mesmo os mais peludos, não são como cães, por exemplo, que têm camadas duplas de pelos. Sem contar que nas patinhas, no nariz e nas orelhas, eles sentem frio mesmo!

Agora que você já sabe disso, que tal aumentar os cuidados com o seu gato no inverno?

Reduza as aventuras do seu gato ao ar livre

Se você mora em casa e não em apartamento, provavelmente o seu gato leva um estilo de vida mais livre (somente no quintal, que deve ser telado). Procure reduzir a saída dele à área externa em momentos que a temperatura estiver mais baixa, como à noite ou logo pela manhã. Se ele vive dentro de casa e acessa à área externa, pode sofrer com as mudanças bruscas de temperatura.

A alimentação do seu gato precisa de cuidados especiais no inverno

Sim. Parece óbvio, mas toda lista sobre cuidados sempre passa pela alimentação. Para o bem do sistema imunológico do seu amigo felino, alimentos de qualidade fazem toda a diferença. É mais fácil mantê-lo saudável com uma alimentação equilibrada e adequada ao seu estilo de vida e idade.

Torne a casa aconchegante para o seu gato

Muitos gatos gostam de um cantinho acolhedor para cochilar. Não é incomum entrar em uma sala e encontrá-los enrolados no lugar mais ensolarado. O seu gato pode aproveitar as horas de sol dentro de casa se você deixar as janelas abertas para a luz entrar (sim, soa poético). Para facilitar a vida dele, deixe uma cadeira com uma almofada próximo da janela para ele cochilar tranquilamente e quentinho.

Ahhh… aquela cama quentinha

Prepare uma caminha própria para seu gato. Você pode comprar uma cama para gatos em um petshop ou (por que não?) adaptar uma caixa de papelão e transformá-la em uma cama. Você pode encontrar caixas de papelão em qualquer supermercado. Elas são uma ótima opção, pois ajudam na retenção da temperatura corporal do seu gato. Se você tiver dons para trabalhos manuais, pode até criar uma caminha personalizada para ele. Mas lembre-se: seja qual for a sua opção, sempre coloque uma manta ou cobertor para manter o seu gato quentinho.

Tente manter a umidade alta dentro de casa

Os gatos também sofrem com a baixa umidade do inverno brasileiro. Se você puder ligar um umidificador dentro de casa, pode melhorar a sua qualidade de vida e a do seu gato também.

Dicas Bônus

- Se você tem carro e o seu gato tem acesso à garagem, tome cuidado ao dar partida no veículo. Os gatos às vezes dormem em cima dos motores dos carros, pois eles fornecem abrigo do vento e às vezes ainda estão quentes.
- Gatos geralmente não gostam de roupinhas. Você pode até achar bonitinho, mas eles não gostam muito…
- Alguns cobertores, mantas ou outros tipos de agasalhos podem causar reações alérgicas no seu gato. Fique de olho.
- Se a caminha do seu gato normalmente fica no chão, considere colocá-la em algum lugar mais alto, pois nesta época o chão fica bem mais frio.
- Se você tem um gato mais velho, ou se o seu gato tem artrite, o clima frio pode tornar suas articulações rígidas e desconfortáveis. O acesso a lugares altos será mais difícil para ele. Você precisará ajudá-lo a encontrar maneiras de chegar a seus lugares favoritos, especialmente se eles estiverem no alto. Considere mover uma cadeira ou outra peça de mobiliário para fazer uma “escada de acesso”.

Agora, com todos os cuidados tomados, é só aproveitar os dias frios que ainda estão por aí. Dá até para arrumar um lugar quentinho aí no edredom para o seu gato enquanto você vê a sua série favorita!

Mais conviver

gateiro-afeto-gato-2 7 sinais de que seu gato te ama Publicado por Gateiro, 16/08/2017

Sinais de carinho felino podem ser bem sutis e até difíceis de identificar. Mas, se você observar, verá que alguns sinais que o gato te dá te estão ali, para confirmar que ele está ligado em você. O seu gato segue você por todos os lugares Você está vendo TV e se levanta do sofá. […]

gato-exercicio-2 Como exercitar o seu gato Publicado por Gateiro, 03/08/2017

Seu gato é criado dentro de casa e não está se exercitando o suficiente? Assim como nós, os gatos também precisam se exercitar para não sofrerem com doenças provenientes do sedentarismo! Ao contrário dos cães, raramente os gatos estão dispostos a passear na calçada, usando uma coleira, mas você pode encontrar maneiras de envolvê-los em […]

gato-solidao-2 Gatos: curiosidades sobre proximidade e solidão Publicado por Gateiro, 18/05/2017

O comportamento dos gatos não pode ser comparado aos dos outros animais. É curioso pensar que enquanto a maioria das espécies precisa conviver em grupo – até nós mesmos – para sobreviver, os felinos lidam muito bem com a solidão. Mas isso não quer dizer que eles são animais infelizes ou que não apreciam uma […]

gato-banho-dica-5 Malha para banho Publicado por Gateiro, 02/05/2017

Banho em gato a gente só dá se for necessário, como no caso de um tratamento veterinário. Por vaidade, nem pensar, pois os odores naturais do gato é que devem estar mantidos na sua pele e pelagem. O cheiro mudou? O gato vai ficar incomodado e outros gatos podem o rejeitar. Muitos gateiros sofrem na […]

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

Instagram

portal-medicina-felina-1