conviver

Como exercitar o seu gato

Publicado por Gateiro, 03/08/2017

gato-exercicio-1

Seu gato é criado dentro de casa e não está se exercitando o suficiente? Assim como nós, os gatos também precisam se exercitar para não sofrerem com doenças provenientes do sedentarismo!

Ao contrário dos cães, raramente os gatos estão dispostos a passear na calçada, usando uma coleira, mas você pode encontrar maneiras de envolvê-los em atividades.

Por que o seu gato deve se exercitar?

A atividade física também é benéfica para o seu bichano. Ela o ajuda manter o peso corporal em níveis saudáveis, fortalece a sua musculatura, mantém o pet em alerta e com a mente ativa, previne lesões e o deixa mais sociável.

Qual o tempo ideal para os exercícios?

Entre 10 e 15 minutos, algumas vezes por dia, até atingir aproximadamente uma hora. Gatos mais jovens tendem a se entreter naturalmente. Já os mais velhos ou mais medrosos, têm menos interesse em se exercitar e podem se cansar mais facilmente. No entanto, esses bichanos se beneficiam com atividades curtas ao longo do dia. É importante salientar que conforme o interesse do pet aumenta, e o condicionamento também, você pode ir ampliando gradualmente o volume de atividades realizadas.

Dicas!

Com alguns truques e brinquedos simples, você poderá envolver o gato em atividades físicas regulares.

- Procure brincar com o seu gato todos os dias de 10 a 15 minutos intervalados, sempre no mesmo horário. Com o tempo, ele até vai esperar por isso.

- Você pode fazer o seu gato se exercitar lhe dando um pouco de trabalho para encontrar as refeições. Espalhe pequenas porções de comida pela casa, cada dia em lugares diferentes, para que ele possa sair a caça, movimentando-se.

- Gatos não se adaptam naturalmente a coleiras e caminhadas, mas você pode tentar. Comece praticando dentro de casa, aos poucos. Caso sinta que ele ficou muito inquieto ou estressado após algumas tentativas, pode ser a hora de desistir e tentar outros tipos de atividade. Nunca assuste o animal ou o submeta a atividades estressantes!

- Gatos são instintivamente caçadores, mesmo quando vivem em ambientes domésticos. Eles gostam de perseguir pequenas coisas que se movem. Ratos controlados remotamente, bolinhas e brinquedos amarrados em cordas, são opções para ativar o instinto de caça do seu gato. Eles podem ficar entretidos por longos períodos antes de se cansarem. Mas atenção: as coisas precisam estar em movimento!

- Caso você tenha espaço em casa, crie uma rota com obstáculos para que o seu gato pular de um lugar para o outro. Use prateleiras! Só evite colocar os objetos de uma forma que represente perigos de acidente para o gato e para as pessoas que vivem na casa.

- Caixas vazias ,com furos cortados previamente, podem ser transformadas em tocas. Sacos de papel amassados são atraentes para os gatos, pois o barulho do papel sendo usado desperta a atenção dos bichanos. Rolos de papel higiênico vazio também são uma fonte de diversão para os gatos. Só evite sacos plásticos, pois eles podem sufocar o animal.

Com criatividade e disciplina, é possível passar um período diário com seu gato se divertindo e fazendo com que ele se exercite!

Mais conviver

gato-convivencia-2 Tem gato novo na área. Dicas para apresentar um novo morador a sua nova família Publicado por Gateiro, 25/09/2017

Você quer adotar um gato, mas… já tem um morador felino em casa! Como deve ser feita a integração do novo gato? Veja algumas dicas: – As palavras “lentamente” e “pacientemente” devem ser seguidas à risca. Elas serão fundamentais para que você promova a harmonia entre todos os moradores felinos da casa. O tempo que […]

gateiro-afeto-gato-2 7 sinais de que seu gato te ama Publicado por Gateiro, 16/08/2017

Sinais de carinho felino podem ser bem sutis e até difíceis de identificar. Mas, se você observar, verá que alguns sinais que o gato te dá te estão ali, para confirmar que ele está ligado em você. O seu gato segue você por todos os lugares Você está vendo TV e se levanta do sofá. […]

gato-inverno-2 Como cuidar do gato no inverno Publicado por Gateiro, 30/07/2017

Brrrrrr… Neste ano estamos vivendo um inverno daqueles, com frio dos mais rigorosos em diversas regiões do país. Você, amigo gateiro, vai tomar um vinho, caprichar na caneca de chocolate quente, entrar debaixo do edredom quentinho enquanto vê a sua série preferida…. Não faltam programas e opções para você ficar quentinho e entretido. Mas e […]

gato-solidao-2 Gatos: curiosidades sobre proximidade e solidão Publicado por Gateiro, 18/05/2017

O comportamento dos gatos não pode ser comparado aos dos outros animais. É curioso pensar que enquanto a maioria das espécies precisa conviver em grupo – até nós mesmos – para sobreviver, os felinos lidam muito bem com a solidão. Mas isso não quer dizer que eles são animais infelizes ou que não apreciam uma […]

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

Instagram

portal-medicina-felina-1