nutrição

Como lidar com gatos de apetite caprichoso

Publicado por Gateiro, 13/08/2013


Felinos podem apresentar paladar exigente e dar trabalho pra comer. Esse comportamento, que não é incomum em gatos saudáveis, pode ocasionar uma situação difícil para os donos, que começam a oferecer “de tudo” pra ver se o bichano se alimenta. O problema é que isso dificulta uma nutrição apropriada e pode impactar na saúde do pet.

Então o que fazer quando o gato apresenta apetite caprichoso? De acordo com a médica veterinária da PremieR pet, Keila Regina de Godoy, é importante que o animal sinta-se o mais confortável e estimulado possível para aceitar o alimento. “Saber como lidar com o manejo alimentar dos gatos mais seletivos é fundamental para garantir que eles receberão uma nutrição completa e balanceada, tão importante para sua saúde, longevidade e qualidade de vida”, afirma.

Confira as dicas da especialista:

- Oferecer um alimento altamente palatável está entre as atitudes mais determinantes para a melhoria do quadro. E o sabor atraente para o felino pode ser encontrado em produtos de alta qualidade e alto nível de aproveitamento, que são formulados com proteínas, gorduras e demais nutrientes provenientes de fontes nobres.  Ou seja, são alimentos que fazem bem para a saúde e ainda agradam bastante o paladar do gato.

- É preciso observar outros fatores que influenciam a ingestão do alimento, como textura e tamanho dos grãos. Tudo tem que estar de acordo com as necessidades do bichano. Deve-se oferecer sempre um alimento de alta qualidade e próprio para a sua condição (considerando faixa etária, se é castrado ou não e se tem pelos longos).

- Se for oferecer um novo alimento ao gato, é importante fazer a troca gradual seguindo a recomendação do fabricante, pois a mudança repentina pode causar transtornos digestivos e dificultar a aceitação do novo produto.

- A única exceção em relação a variar o sabor sem precisar de troca gradual ocorre quando o animal já está recebendo um alimento com a tecnologia DUO, que possibilita a alternância entre dois sabores sem a necessidade da troca gradativa entre eles. No entanto é fundamental lembrar que entre o produto atual e o alimento com a tecnologia DUO é necessária a troca gradual. A PremieR pet é a única marca que oferece esse tipo de produto no Brasil.

- A única exceção à troca gradual ocorre quando o animal já está recebendo um alimento com a tecnologia DUO, que possibilita a alternância entre dois sabores sem a necessidade da troca gradativa entre eles. A PremieR pet é a única marca que oferece esse tipo de produto no Brasil.

- Gatos são mais receptivos aos alimentos quando oferecidos em ambiente adequado e familiar. Por isso é bom estar atento ao local em manter um local fixo e evitar colocar a vasilha de comida perto da caixinha de areia onde ele faz suas necessidades, pois isso prejudica a aceitação.

- Gatos são animais de hábitos noturnos e muitos comem a maior parte do alimento ao longo da noite. Assim, é importante deixar a ração disponível durante a madrugada.

- É interessante acostumar o pet a ser alimentado por diferentes pessoas, para evitar que ele fique sem comer na ausência de quem possa fazer isso rotineiramente.

Post exclusivo para o Gateiro assinado pela:

Confira o site, a fan page e o perfil da marca no Twitter.

Mais nutrição

gato-sardinha-dieta-2 Posso servir sardinha para meu gato? Publicado por Gateiro, 10/01/2019

Muito gateiros têm o hábito de servir sardinha em lata para seus bichanos. O peixe faz as vezes da ração úmida, não são todos os gatos que gostam dele, mas eu já vi alguns comendo tudo e com vontade. Não há problema em oferecer sardinha para o gato, desde que ela seja apenas um petisco […]

gateiro-posicao-prato-racao-2 Posição do comedouro e bebedouro Publicado por Gateiro, 08/11/2018

Esta imagem foi compartilhada comigo, infelizmente não consegui identificar quem é o autor. Vale a pena conferir! Acredito que todo cuidado é valido e essa dica não gera trabalho algum. Caso você não tenha suportes para a elevação dos pratos, improvise-os com potes de sorvete vazios! Dá uma olhada em mais coisas simples e que funcionam.

gato-nutricao-prevencao-2 Alimentos para humanos que podem fazer mal à saúde do seu gato Publicado por Gateiro, 07/12/2017

Alguns alimentos que fazem parte da nossa dieta não podem ser consumidos por gatos. Mesmo que alguns sabores agradem o bichano, os alimentos indicados a seguir devem ser incluídos em uma lista de alimentos proibidos para o seu pet! Cebola, alho, alho-poró e cebolinha Estes alimentos contêm compostos de enxofre orgânico que causam danos oxidativos aos glóbulos […]

gato-racao-especial-2 Dúvidas sobre rações especiais Publicado por Gateiro, 02/06/2017

Confira algumas dúvidas que tirei com a Dra. Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet! Quais são as diferenças entre as rações especiais, como a ração voltada para o controle renal, e uma ração comum? A composição desses alimentos possui um balanceamento muito diferente das rações comuns, pois diferente do alimento que é […]

clientes-1 doacoes-1

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

portal-medicina-felina-1