Felinos podem apresentar paladar exigente e dar trabalho pra comer. Esse comportamento, que não é incomum em gatos saudáveis, pode ocasionar uma situação difícil para os donos, que começam a oferecer “de tudo” pra ver se o bichano se alimenta. O problema é que isso dificulta uma nutrição apropriada e pode impactar na saúde do pet.

Então o que fazer quando o gato apresenta apetite caprichoso? De acordo com a médica veterinária da PremieR pet, Keila Regina de Godoy, é importante que o animal sinta-se o mais confortável e estimulado possível para aceitar o alimento. “Saber como lidar com o manejo alimentar dos gatos mais seletivos é fundamental para garantir que eles receberão uma nutrição completa e balanceada, tão importante para sua saúde, longevidade e qualidade de vida”, afirma.

Confira as dicas da especialista:

– Oferecer um alimento altamente palatável está entre as atitudes mais determinantes para a melhoria do quadro. E o sabor atraente para o felino pode ser encontrado em produtos de alta qualidade e alto nível de aproveitamento, que são formulados com proteínas, gorduras e demais nutrientes provenientes de fontes nobres.  Ou seja, são alimentos que fazem bem para a saúde e ainda agradam bastante o paladar do gato.

– É preciso observar outros fatores que influenciam a ingestão do alimento, como textura e tamanho dos grãos. Tudo tem que estar de acordo com as necessidades do bichano. Deve-se oferecer sempre um alimento de alta qualidade e próprio para a sua condição (considerando faixa etária, se é castrado ou não e se tem pelos longos).

– Se for oferecer um novo alimento ao gato, é importante fazer a troca gradual seguindo a recomendação do fabricante, pois a mudança repentina pode causar transtornos digestivos e dificultar a aceitação do novo produto.

– A única exceção em relação a variar o sabor sem precisar de troca gradual ocorre quando o animal já está recebendo um alimento com a tecnologia DUO, que possibilita a alternância entre dois sabores sem a necessidade da troca gradativa entre eles. No entanto é fundamental lembrar que entre o produto atual e o alimento com a tecnologia DUO é necessária a troca gradual. A PremieR pet é a única marca que oferece esse tipo de produto no Brasil.

– A única exceção à troca gradual ocorre quando o animal já está recebendo um alimento com a tecnologia DUO, que possibilita a alternância entre dois sabores sem a necessidade da troca gradativa entre eles. A PremieR pet é a única marca que oferece esse tipo de produto no Brasil.

– Gatos são mais receptivos aos alimentos quando oferecidos em ambiente adequado e familiar. Por isso é bom estar atento ao local em manter um local fixo e evitar colocar a vasilha de comida perto da caixinha de areia onde ele faz suas necessidades, pois isso prejudica a aceitação.

– Gatos são animais de hábitos noturnos e muitos comem a maior parte do alimento ao longo da noite. Assim, é importante deixar a ração disponível durante a madrugada.

– É interessante acostumar o pet a ser alimentado por diferentes pessoas, para evitar que ele fique sem comer na ausência de quem possa fazer isso rotineiramente.

Confira o site, a fan page e o perfil da marca no Twitter.

Posts relacionados

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades por e-mail