Curiosidade sobre a ração de gatos castrados
Publicado por Gateiro, 02/12/2016
Curiosidade na medicina felina! Fiz a pergunta a seguir para a Dra. Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet:
Em quais itens de sua composição, uma ração voltada somente para gatos castrados é diferente de um alimento sem perfil definido?
Os alimentos específicos para gatos castrados têm como foco os cuidados para a manutenção do peso ideal e o controle de cálculos urinários. Isso porque são muito comuns o aumento do ganho de peso após a castração, bem como uma maior incidência de cálculos urinários. Outra ocorrência comum é a maior incidência de bolas de pelo pois, após a castração, é comum o aumento do hábito de se lamber como forma de distração.
Frente a estas necessidades, de modo geral, devemos ter um alimento com as características que seguem:
- teor calórico moderado, através de menor teor de gordura e maior quantidade de fibras;
- combinação e nível ideal de fibras para auxílio na prevenção da formação das bolas de pelo;
- nível ótimo de proteína de alta qualidade, para manutenção da massa magra;
- equilíbrio ideal dos minerais e controle do PH urinário, para prevenir a formação dos cálculos urinários.
É importante ressaltar que tanto o tipo de cálculo urinário, quanto o peso do animal ao longo da vida, sofrem influência da idade. Portanto, é muito interessante que o alimento para gatos castrados ofereça opções para as diferentes faixas etárias, atendendo assim de forma mais precisa as especificidades oriundas do pós-castração, bem como oferecendo um melhor cuidado para as necessidades inerentes à idade, principalmente no caso dos animais idosos.
Confira mais posts sobre nutrição!
Post exclusivo para o Gateiro assinado pela:
Confira o site, a fan page e o perfil da marca no Twitter.
Mais nutrição

Muito gateiros têm o hábito de servir sardinha em lata para seus bichanos. O peixe faz as vezes da ração úmida, não são todos os gatos que gostam dele, mas eu já vi alguns comendo tudo e com vontade. Não há problema em oferecer sardinha para o gato, desde que ela seja apenas um petisco […]

Esta imagem foi compartilhada comigo, infelizmente não consegui identificar quem é o autor. Vale a pena conferir! Acredito que todo cuidado é valido e essa dica não gera trabalho algum. Caso você não tenha suportes para a elevação dos pratos, improvise-os com potes de sorvete vazios! Dá uma olhada em mais coisas simples e que funcionam.

Alguns alimentos que fazem parte da nossa dieta não podem ser consumidos por gatos. Mesmo que alguns sabores agradem o bichano, os alimentos indicados a seguir devem ser incluídos em uma lista de alimentos proibidos para o seu pet! Cebola, alho, alho-poró e cebolinha Estes alimentos contêm compostos de enxofre orgânico que causam danos oxidativos aos glóbulos […]

Confira algumas dúvidas que tirei com a Dra. Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet! Quais são as diferenças entre as rações especiais, como a ração voltada para o controle renal, e uma ração comum? A composição desses alimentos possui um balanceamento muito diferente das rações comuns, pois diferente do alimento que é […]