Curiosidade na medicina felina! Fiz a pergunta a seguir para a Dra. Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet:

Em quais itens de sua composição, uma ração voltada somente para gatos castrados é diferente de um alimento sem perfil definido?

Os alimentos específicos para gatos castrados têm como foco os cuidados para a manutenção do peso ideal e o controle de cálculos urinários. Isso porque são muito comuns o aumento do ganho de peso após a castração, bem como uma maior incidência de cálculos urinários. Outra ocorrência comum é a maior incidência de bolas de pelo pois, após a castração, é comum o aumento do hábito de se lamber como forma de distração.

Frente a estas necessidades, de modo geral, devemos ter um alimento com as características que seguem:

– teor calórico moderado, através de menor teor de gordura e maior quantidade de fibras;
– combinação e nível ideal de fibras para auxílio na prevenção da formação das bolas de pelo;
– nível ótimo de proteína de alta qualidade, para manutenção da massa magra;
– equilíbrio ideal dos minerais e controle do PH urinário, para prevenir a formação dos cálculos urinários.

É importante ressaltar que tanto o tipo de cálculo urinário, quanto o peso do animal ao longo da vida, sofrem influência da idade. Portanto, é muito interessante que o alimento para gatos castrados ofereça opções para as diferentes faixas etárias, atendendo assim de forma mais precisa as especificidades oriundas do pós-castração, bem como oferecendo um melhor cuidado para as necessidades inerentes à idade, principalmente no caso dos animais idosos.

Confira mais posts sobre nutrição!

Confira o site, a fan page e o perfil da marca no Twitter.

Posts relacionados

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades por e-mail