Gatos podem apresentar gengivite e outras doenças periodontais. Pets idosos sofrem com o problema com muito mais frequência.

Você pode acostumar seu bichano com a escovação de dentes desde pequeno, mas mesmo assim a tarefa pode não ser muito fácil. Por isso, vale a pena investir em uma dedeira!

Usada para a limpeza da gengiva e dentes de bebês bem novinhos, a dedeira é facilmente encontrada em farmácias e é feita inteiramente de silicone supermacio, incluindo as cerdas.

dedeira-gato-1

Você pode molhar a dedeira na água para melhorar a limpeza. Eu não uso pastas de dente, mas caso você opte por elas, jamais aplique uma que não seja para uso exclusivo de pets.

dedeira-gato-2

As doenças periodontais, além de provocarem a perda dos dentes, podem trazer sérias infecções para o organismo do pet.

Caso você não consiga escovar a dentição por completo, mesmo com a dedeira, vale investir somente em partes da gengiva em que é possível notar alguma vermelidão.

O acúmulo de tártato só é retirado com uma limpeza executada por um veterinário, com equipamentos profissionais e com o gato levemente sedado. Entretanto, a dedeira retira a placa bacteriana, invisível aos olhos, e que se acumula na gengiva.

Ah! A língua do gato ficou roxa durante a escovação? Pare e o deixe respirar! Leia mais a respeito.

Posts relacionados

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades por e-mail