A ração dos bichanos deve ser muito bem manejada. Mas e quando, por algum descuido, ela passa da validade? Será que o prazo de validade da ração precisa mesmo ser respeitado? O que pode acontecer com o pet caso ele consuma grãos fora da validade?

Quem nos responde é a Dra. Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet:

Não é recomendado o consumo de ração com o prazo de validade vencido, pois, após o período de validade não é possível garantir sua integridade e que não fará mal. Vale ressaltar que não basta o produto estar dentro do período de validade, mas também precisa estar corretamente armazenado após a embalagem aberta, pois muitos fatores interferem para o envelhecimento do produto e que o armazenamento inadequado pode acelerar este processo alterando as condições de qualidade e integridade do alimento.

Os principais problemas de armazenamento são:

– o contato com o oxigênio,

– a incidência de luz,

– altas temperaturas,

– alta umidade.

Deste modo, não basta o produto estar dentro do período de validade, mas também precisa estar corretamente armazenado após a embalagem aberta.

Além das perdas nutricionais que um produto vencido apresenta, o sabor, aroma e crocância ficam completamente prejudicados. Dependendo do grau de deterioração, o alimento vencido pode levar a severos quadros gastrointestinais.

Por isso, é importante estar atento:

– na hora de comprar: você deve observar se a embalagem está em perfeito estado, dentro da validade, sem furos ou rasgos, sem oleosidade ou alterações na coloração devido à incidência direta de sol. Não recomendo o consumo de produtos vendidos a granel, pois estes ficam muito mais suscetíveis às alterações provocadas pelo contato com o ambiente. Além disso, você perderá todas as garantias do fabricante e não poderá eventualmente efetuar reclamações ou trocas.

– na hora de armazenar: o ideal é que o armazenamento seja feito na embalagem original e que esta fique bem vedada para proteger o produto da ação da luz e oxigênio. Caso queira retirar da embalagem e armazenar em outro recipiente, este deve ser perfeitamente limpo, seco, bem vedado e não pode ser transparente. Nestes casos recomenda-se guardar a embalagem original para eventual necessidade de troca ou consulta ao lote e validade.

Caso o gato consuma uma ração já vencida deve-se observar possíveis alterações gastrointestinais, como vômitos e diarreia. Se os sintomas ocorrerem, o gato deve ser levado para uma avaliação do médico veterinário.

Confira o site, a fan page e o perfil da marca no Twitter.

Posts relacionados

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades por e-mail