nutrição

Dúvida sobre o prazo de validade da ração

Publicado por Gateiro, 19/08/2016

gateiro-gato-racao-validade-1

A ração dos bichanos deve ser muito bem manejada. Mas e quando, por algum descuido, ela passa da validade? Será que o prazo de validade da ração precisa mesmo ser respeitado? O que pode acontecer com o pet caso ele consuma grãos fora da validade?

Quem nos responde é a Dra. Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet:

Não é recomendado o consumo de ração com o prazo de validade vencido, pois, após o período de validade não é possível garantir sua integridade e que não fará mal. Vale ressaltar que não basta o produto estar dentro do período de validade, mas também precisa estar corretamente armazenado após a embalagem aberta, pois muitos fatores interferem para o envelhecimento do produto e que o armazenamento inadequado pode acelerar este processo alterando as condições de qualidade e integridade do alimento.

Os principais problemas de armazenamento são:

- o contato com o oxigênio,

- a incidência de luz,

- altas temperaturas,

- alta umidade.

Deste modo, não basta o produto estar dentro do período de validade, mas também precisa estar corretamente armazenado após a embalagem aberta.

Além das perdas nutricionais que um produto vencido apresenta, o sabor, aroma e crocância ficam completamente prejudicados. Dependendo do grau de deterioração, o alimento vencido pode levar a severos quadros gastrointestinais.

Por isso, é importante estar atento:

- na hora de comprar: você deve observar se a embalagem está em perfeito estado, dentro da validade, sem furos ou rasgos, sem oleosidade ou alterações na coloração devido à incidência direta de sol. Não recomendo o consumo de produtos vendidos a granel, pois estes ficam muito mais suscetíveis às alterações provocadas pelo contato com o ambiente. Além disso, você perderá todas as garantias do fabricante e não poderá eventualmente efetuar reclamações ou trocas.

- na hora de armazenar: o ideal é que o armazenamento seja feito na embalagem original e que esta fique bem vedada para proteger o produto da ação da luz e oxigênio. Caso queira retirar da embalagem e armazenar em outro recipiente, este deve ser perfeitamente limpo, seco, bem vedado e não pode ser transparente. Nestes casos recomenda-se guardar a embalagem original para eventual necessidade de troca ou consulta ao lote e validade.

Caso o gato consuma uma ração já vencida deve-se observar possíveis alterações gastrointestinais, como vômitos e diarreia. Se os sintomas ocorrerem, o gato deve ser levado para uma avaliação do médico veterinário.

Post exclusivo para o Gateiro assinado pela:

Confira o site, a fan page e o perfil da marca no Twitter.

Mais nutrição

gato-sardinha-dieta-2 Posso servir sardinha para meu gato? Publicado por Gateiro, 10/01/2019

Muito gateiros têm o hábito de servir sardinha em lata para seus bichanos. O peixe faz as vezes da ração úmida, não são todos os gatos que gostam dele, mas eu já vi alguns comendo tudo e com vontade. Não há problema em oferecer sardinha para o gato, desde que ela seja apenas um petisco […]

gateiro-posicao-prato-racao-2 Posição do comedouro e bebedouro Publicado por Gateiro, 08/11/2018

Esta imagem foi compartilhada comigo, infelizmente não consegui identificar quem é o autor. Vale a pena conferir! Acredito que todo cuidado é valido e essa dica não gera trabalho algum. Caso você não tenha suportes para a elevação dos pratos, improvise-os com potes de sorvete vazios! Dá uma olhada em mais coisas simples e que funcionam.

gato-nutricao-prevencao-2 Alimentos para humanos que podem fazer mal à saúde do seu gato Publicado por Gateiro, 07/12/2017

Alguns alimentos que fazem parte da nossa dieta não podem ser consumidos por gatos. Mesmo que alguns sabores agradem o bichano, os alimentos indicados a seguir devem ser incluídos em uma lista de alimentos proibidos para o seu pet! Cebola, alho, alho-poró e cebolinha Estes alimentos contêm compostos de enxofre orgânico que causam danos oxidativos aos glóbulos […]

gato-racao-especial-2 Dúvidas sobre rações especiais Publicado por Gateiro, 02/06/2017

Confira algumas dúvidas que tirei com a Dra. Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet! Quais são as diferenças entre as rações especiais, como a ração voltada para o controle renal, e uma ração comum? A composição desses alimentos possui um balanceamento muito diferente das rações comuns, pois diferente do alimento que é […]

clientes-1 doacoes-1

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

portal-medicina-felina-1