saúde

Entrevista – graminha para gatos

Publicado por Gateiro, 11/10/2013

A Dra. Laila Massad Ribas, veterinária e autora do Portal Medicina Felina, conversou comigo sobre o consumo da graminha pelos gatos.

Quais são as principais vantagens encontradas no consumo da graminha?

A principal vantagem é o auxílio na eliminação de bolas de pelo, seja estimulando a regurgitação, seja como laxativo.

Como os gatos são carnívoros e na natureza comeriam, por exemplo, passarinhos e camundongos, há teorias que afirmem, também, que eles precisam regurgitar para eliminar aquilo que não seria digerido (ossos, penas ou pelos das presas). Para isso os gatos comem a grama, que auxilia nesse processo. Além disso, a graminha é recomendada para aqueles gatos que comem muitas plantas em casa, pois algumas delas podem ser tóxicas. Na dúvida é bom retirar essas plantas e as substituir pela graminha.

Gato que não gosta de graminha pode comer outro alimento para compensar?

Algumas folhagens de hortaliças (as que usamos em saladas) podem ter a mesma função, mas se o gato não gosta de graminha, provavelmente não aceitará ingerir esses alimentos. Mas a ingestão de graminha não é obrigatória, e por isso os donos desses gatos não precisam se preocupar.

Então gato pode comer verduras, como alface ou rúcula?

Pode, mas não precisa. Vale reforçar aqui que os gatos são carnívoros e somente ingerem verduras ou gramíneas com o objetivo de regurgitar (bolas de pelo ou outras coisas ingeridas). Por isso, não há necessidade de introduzir carboidratos em sua dieta.

Já ouvi muita gente falar que milho de pipoca pode ser plantado e consumido ao brotar. Isso é verdade?

Sim, é verdade. O milho de pipoca é uma alternativa mais econômica para a grama industrializada e pode ser oferecido para os gatinhos sem o menor problema.

Há outras sementes indicadas para o plantio e consumo?

Cada marca que fabrica as graminhas utiliza um tipo de semente, que pode ser trigo, centeio, azevém, aveia e outras. Essas sementes também podem ser plantadas em casa.

Mais saúde

gatos-cuidado-racao-1 Um gato vomitou e o outro quer comer! Publicado por Gateiro, 10/01/2018

É isso mesmo que você leu! Quem tem mais de um gato em casa, pode ter presenciado tal situação. Gatos não são como filhotes de passarinho, que podem comer o alimento já mastigado pela mãe. Veterinários não recomendam permitir o consumo de um alimento vomitado, pois assim as condições do organismo de um bichano não vão se estabelecer […]

gato-primeiros-socorros-2 Primeiros-socorros para gatos Publicado por Gateiro, 09/08/2017

Gatos podem ser inquietos naturalmente, praticando saltos e outras peripécias o tempo todo. Mesmo tendo a fama de cair sempre em pé, os bichanos também podem sofrer acidentes ou serem vítimas de envenenamento. Nessas situações emergenciais, alguns cuidados básicos de primeiros-socorros podem salvar a vida dos pets. Quais cuidados devo tomar em situações de emergência? […]

gato-idoso-2 Gatos idosos: cuidados especiais Publicado por Gateiro, 07/08/2017

Assim como aconteceu com a população humana, a expectativa de vida dos gatos também aumentou nos últimos anos. Graças a fatores como uma melhor nutrição, cuidados veterinários, programas de adoção e mesmo à conscientização das pessoas em relação a maus tratos a animais de estimação, nossos amigos felinos tem vivido mais. Mas como saber se […]

gato-babando-2 Gato babando depois de tomar remédio Publicado por Gateiro, 08/03/2017

Aposto que muitas pessoas têm a dúvida a seguir! Quem a responde é a Dra. Laila Massad Ribas, veterinária e autora do Portal Medicina Felina, pós-doutoranda pela Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP.  Por que os gatos babam tanto quando tomam um remédio? Mesmo babando, eles ingerem a medicação? Isso acontece com medicamentos amargos ou que têm um […]

clientes-1 doacoes-1

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

Instagram

portal-medicina-felina-1