saúde

E essa tal de catnip?

Publicado por Gateiro, 21/05/2013

Hoje eu conversei com a Dra. Laila Massad Ribas, veterinária e autora do portal Medicina Felina, sobre um produto que gera muitas dúvidas: a catnip. Confira a entrevista a seguir!

O que é a catnip?

A catnip ou erva do gato é uma planta de nome científico Nepeta cataria. Ela pertence à família da menta e pode ser vendida na forma seca, natural, dentro de brinquedos para gatos ou em spray.

Qual é a reação mais comum à catnip?

Os gatos que apresentam reações à catnip costumam rolar no chão. Eles também caçam e esfregam o nariz no brinquedo que contém a planta. Quando a catnip é colocada em superfícies verticais ou horizontais, o gato possui o hábito de arranhar esses locais.

Por que isso acontece?

Porque a planta contém uma substância química chamada nepetalactona, que entra pelo nariz do gato e atua no sistema nervoso central, de acordo com uma predisposição genética. Aproximadamente um terço dos gatos não apresenta qualquer reação à catnip.

Afinal de contas, a catnip é uma droga?

Droga é toda substância química que causa algum tipo de alteração no organismo, podendo ser alteração benéfica ou maléfica. Como essa planta causa efeito no organismo do gato, não é errado dizer que é um tipo de droga. Apesar disso, a catnip não é considerado uma planta tóxica.

A catnip pode viciar?

Não existem estudos que comprovem vício ou toxicidade da catnip nos gatos, e também não há limite máximo de dose pré-estabelecida para o contato com a planta, porém alguns gatos podem apresentar um estado acentuado de sedação ou excitação. Caso haja ingestão, o gato pode apresentar alterações gastrointestinais, como vômito e diarreia.

Posso interromper o seu uso a qualquer momento?

Sim, o gato não apresenta nenhum sintoma de abstinência ao parar o uso.

O produto só funciona para gatos?

A catnip pode causar reações também nos grandes felinos, com leões e tigres, mas alguns autores divergem sobre essa teoria. A planta também tem sido estudada para ser usada como repelente de insetos.

Você recomenda o uso da catnip? Há casos específicos em que é recomendado o uso da catnip?

Infelizmente existem poucos estudos com essa planta. Portanto, pouco se sabe sobre as reações adversas. Por causa disso o uso é recomendado com cautela. A catnip é indicada, principalmente, para gatos ferais, ou seja, que apresentam comportamento agressivo acentuado, o que é comum em abrigos ou locais de alta densidade populacional felina. É importante salientar que alguns autores recomendam não ultrapassar a aplicação de apenas uma dose por semana.

O que pode substituir esse produto?

Não existe nenhuma substância que atue da mesma maneira que a catnip. Porém, o uso de feromônios sintéticos, como o Feliway, pode apresentar bons resultados se utilizado da maneira correta, na questão comportamental, especialmente na marcação de território.

Mais saúde

dedeira-escovacao-gato-2 Dedeira para apoio na limpeza dos dentes Publicado por Gateiro, 15/02/2019

Gatos podem apresentar gengivite e outras doenças periodontais ao longo do seu desenvolvimento. Pets idosos já sofrem com o problema com muito mais frequência. Como escovar os dentes do gato, mesmo com uma escova desenvolvida especialmente para pets, eu trago mais uma opção – a dedeira! Usada para a limpeza da gengiva e dentes de […]

gato-comprimido-babao-2 Gato babão depois de tomar remédio Publicado por Gateiro, 08/01/2019

Eu acredito que muitos gateiros já viram seus gatos babarem bastante ao receberem uma medicação líquida. Acontece, assusta, é normal, mas o tratamento em questão fica comprometido. Como o sabor dos remédios geralmente é bem amargo, os bichanos tratam de salivar com vontade para eliminar o gosto. Alguns babam mais, outros menos, mas a reação […]

gato-picole-3 Bola de gelo para refrescar Publicado por Gateiro, 18/12/2018

Com o verão batendo na porta, uma foto antiga sempre reaparece nas redes sociais: O gato e o seu picolé de ração úmida! A ideia é aprovada por veterinários, mas trate de deixar o picolé alguns minutos fora da geladeira antes de servir para o bichano, para derreter um pouco, pois isso evitará que a […]

gatos-cuidado-racao-1 Um gato vomitou e o outro quer comer! Publicado por Gateiro, 10/01/2018

É isso mesmo que você leu! Quem tem mais de um gato em casa, pode ter presenciado tal situação. Gatos não são como filhotes de passarinho, que podem comer o alimento já mastigado pela mãe. Veterinários não recomendam permitir o consumo de um alimento vomitado, pois assim as condições do organismo de um bichano não vão se estabelecer […]

clientes-1 doacoes-1

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

portal-medicina-felina-1