saúde

Gato babão depois de tomar remédio

Publicado por Gateiro, 08/01/2019

gato-comprimido-babao-1

Eu acredito que muitos gateiros já viram seus gatos babarem bastante ao receberem uma medicação líquida. Acontece, assusta, é normal, mas o tratamento em questão fica comprometido.

Como o sabor dos remédios geralmente é bem amargo, os bichanos tratam de salivar com vontade para eliminar o gosto. Alguns babam mais, outros menos, mas a reação é mesmo natural.

Com a salivação, o gato expulsa o medicamento da boca. É muito importante indicar isso para o seu veterinário, pois uma nova administração para o remédio precisará ser planejada e executada.

O remédio líquido funciona para com aquele tutor que consegue abrir a boca do gatinho para esguichar, com uma seringa, todo o volume garganta a baixo.

Eu já administrei medicações aqui em casa a partir da remanipulação do medicamento. Com a orientação do seu veterinário, vá até um laboratório que transforma a apresentação original em uma pasta saborosa. Este tipo de serviço está disponível em muitas cidades do Brasil. Eu passei a pasta no pelo do meu gato e por isso ele tratou de a lamber de uma vez, pois bichanos não suportam ficar com os pelos sujos.

Agora, não vale triturar um comprimido para misturar a ração, ok? Os especialistas deixam claro que muitos medicamentos têm sua absorção e efeito alterados quando triturados ou mesmo partidos. Fora que eu nunca vi um gato que saiu da toca para comer sua ração ao desconfiar que há pedaços de comprimido nela.

Confira aqui um importante alerta sobre o remédio Paracetamol.

Mais saúde

dedeira-escovacao-gato-2 Dedeira para apoio na limpeza dos dentes Publicado por Gateiro, 15/02/2019

Gatos podem apresentar gengivite e outras doenças periodontais ao longo do seu desenvolvimento. Pets idosos já sofrem com o problema com muito mais frequência. Como escovar os dentes do gato, mesmo com uma escova desenvolvida especialmente para pets, eu trago mais uma opção – a dedeira! Usada para a limpeza da gengiva e dentes de […]

gato-picole-3 Bola de gelo para refrescar Publicado por Gateiro, 18/12/2018

Com o verão batendo na porta, uma foto antiga sempre reaparece nas redes sociais: O gato e o seu picolé de ração úmida! A ideia é aprovada por veterinários, mas trate de deixar o picolé alguns minutos fora da geladeira antes de servir para o bichano, para derreter um pouco, pois isso evitará que a […]

gatos-cuidado-racao-1 Um gato vomitou e o outro quer comer! Publicado por Gateiro, 10/01/2018

É isso mesmo que você leu! Quem tem mais de um gato em casa, pode ter presenciado tal situação. Gatos não são como filhotes de passarinho, que podem comer o alimento já mastigado pela mãe. Veterinários não recomendam permitir o consumo de um alimento vomitado, pois assim as condições do organismo de um bichano não vão se estabelecer […]

gato-primeiros-socorros-2 Primeiros-socorros para gatos Publicado por Gateiro, 09/08/2017

Gatos podem ser inquietos naturalmente, praticando saltos e outras peripécias o tempo todo. Mesmo tendo a fama de cair sempre em pé, os bichanos também podem sofrer acidentes ou serem vítimas de envenenamento. Nessas situações emergenciais, alguns cuidados básicos de primeiros-socorros podem salvar a vida dos pets. Quais cuidados devo tomar em situações de emergência? […]

clientes-1 doacoes-1

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

portal-medicina-felina-1