diversos

Os gatos e as caixas: desvendando esse amor de longa data

Publicado por Gateiro, 27/10/2014

Gateiro - caixa

Você já se perguntou por que esses animais são tão fascinados por grandes ou pequenas caixas, de todo e qualquer material? Pois é exatamente o que me proponho a tentar explicar nesse post!

DIVERTIMENTO FÁCIL

Primeiramente, é interessante reforçar que os gatos são animais que se divertem muito facilmente, com qualquer coisa. E é exatamente essa facilidade de distração que faz com que os bichanos fiquem entretidos com uma simples caixa de papelão por longas e longas horas.

COMPORTAMENTO INSTINTIVO

O detalhe mais importante a respeito da relação dos gatos e suas caixas é a maneira como elas despertam seu comportamento instintivo. Os bichanos, apesar de serem animais domesticáveis, têm alguns comportamentos instintivos muito mais aflorados do que, por exemplo, os cães. E as caixas remetem a uma condição natural da relação de caça e predador, já que eles podem se esconder tanto para atacar uma presa como para se protegerem de um possível predador. O abrigo também permite que os gatos tenham total visão do único possível alcance do predador, que seria o buraco de saída da caixa, deixando o animal mais protegido e alerta para um eventual contra-ataque.

AMBIENTE ACOLHEDOR E SEGURO

Muitas vezes os gatos preferem as velhas caixas de papelão ou de lata para dormir do que suas novas e confortáveis camas. E isso também se deve a uma reação instintiva, já que as caixas transmitem uma maior sensação de acolhimento e segurança para descansarem tranquilos.

Não se esqueça de que os felinos podem dormir de 16 a 20 horas por dia aproximadamente – sim, é isso mesmo! – , e, para que isso seja possível, eles têm que estar completamente relaxados. Por isso procuram esses locais, bem fechadinhos e seguros.

HÁBITO DE TODOS OS FELINOS

Não são somente os gatos domésticos que se sentem enfeitiçados pelas caixas. Vários testes já foram realizados com grandes felinos, disponibilizando caixas de papelão para que se fosse observada sua reação. Para a surpresa de todos, esses grandes felinos se divertiram exatamente da mesma maneira que os gatinhos domésticos, imediatamente se interessando pelo objeto, tratando de entrar e sair de dentro das caixas inúmeras e repetidas vezes.

AINDA MELHOR SE ESTAMPADAS

Se você se decidiu por uma caixa para servir de brinquedo a seu bichano, mas está em dúvida sobre qual será sua preferida, aqui vai uma dica: escolha a de estampa bem diferente e colorida. Os gatos não enxergam as cores, mas, sim, os fortes contrastes entre elas. E esse contraste os interessa muito.

APERTO SEGURO

Você já deve ter presenciado seu gato entrando em caixas tão pequenas que parecia impossível que ele fosse caber lá dentro, não é mesmo? Procurar espaços menores e mais apertados também é uma característica instintiva desse animal, já que esse aperto todo o transmite ainda mais segurança. Mas não se preocupe, se a caixa for muito pequena e ele não conseguir entrar, logo ele vai desistir e partir para outra distração.

E seu gatinho, costuma brincar com caixas? Tem alguma situação engraçada para contar a esse respeito? Comente aqui e compartilhe suas histórias!

Mais diversos

gato-meme Meme miau Publicado por Gateiro, 13/11/2019

Já me mandaram, eu já mandei e talvez você já se deparou com este meme pelas redes sociais: – Coma todos os seus vegetais! – Quero ração úmida. O meme é uma montagem e a mulher e o gato passam bem hehehe. Eu encontrei o bichano no Instagram. Seu nome é Smudge, o table cat. […]

gata-cinematografica-gateiro-2 Gata cinematográfica Publicado por Gateiro, 16/10/2019

Achei a Owl Kitty no Instagram e não consigo parar de ver o seu show de atuação no cinema. Confira: View this post on Instagram A post shared by OwlKitty (@owl__kitty) on Jan 15, 2019 at 5:23am PST       View this post on Instagram A post shared by OwlKitty (@owl__kitty) on Feb 8, […]

gatos-artistas-9 Muitos gatos na arte! Publicado por Gateiro, 28/05/2019

Este post é para quem, como eu, ama arte. A Vivi do Canal Vivieuvi fez este vídeo que vale muito a pena ver: Dá vontade de conhecer todos os artistas citados, certo? No mesmo canal você encontra vídeos sobre um monte. Veja algumas fotos do livro que a Vivi cita no vídeo: Salvador Dalí (e sua jaguatirica) […]

cat-of-thrones-gateiro-11 Cat of Thrones Publicado por Gateiro, 16/05/2019

Já imaginou o elenco de Game of Thrones substituído por gatos? A internet já! Mais aqui: E este trono para gatos? O rei ou a rainha precisam de um! Olha como faz. Depois da conexão com essa base de papelão, basta pintar de preto. Tem que ter empolgação! Veja mais um tutorial: Dá um trabalhão, […]

clientes-1 doacoes-1

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

portal-medicina-felina-1