A leitora Karina César me enviou a seguinte mensagem:

Tenho 4 gatos, sendo 2 machos e 2 fêmeas. São uma família: os pais têm 10 anos e os filhotes têm 9. Todos castrados há muito tempo.

A mãe é muito estressada e vejo que os outros gatos ficam em cima dela o tempo todo, acuando-a. Não deixam a gatinha usar a caixa sanitária em paz, nem circular livremente pela casa. Ela só vai até a caixa sanitária comigo. As vezes ela faz as suas necessidades em locais mais altos. E de vez em quando a sua filha a ataca e os demais são traídos pela confusão. O que fazer?

A minha resposta foi:

Brigas acontecem eventualmente. Marcação de território, também.

O seu problema tem sido frequente? Caso positivo, eu recomendo distribuir as caixas de areia pela casa – de repente você bota uma caixa com tampa na sua área de serviço. Dessa forma, é provável que cada gato encontre o seu espaço de marcação, o que evitará brigas. A gata que tem sido perseguida terá uma chance de encontrar uma cantinho para chamar de seu.

E que tal instalar prateleiras para ampliar ainda mais o espaço de convivência da sua casa? Como você indicou, a gata perseguida gosta de espaços elevados para manter a sua privacidade.

Além disso, mantenha arranhadores e brinquedos sempre disponíveis.

Envie a sua dúvida sobre comportamento para ogateiro@gateiro.com.br. Eu postarei aqui as dicas que indicarei, pois assim podemos ajudar muita gente!

Posts relacionados

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades por e-mail