conviver

Pergunte para o Gateiro: brigas entre gatos

Publicado por Gateiro, 07/05/2014

Brigas entre gatos
A Patrícia Miranda me mandou a seguinte mensagem:

Amo gatos. Convivi por 24 anos com uma siamesa fofa, a Dengosa (o nome era totalmente sugestivo), e após 2 anos de sua partida resolvemos (todo o pessoal de casa) adotar outro gatinho.

A Kitty, siamesa de dois meses, veio pra nós há algumas semanas. Uma semana depois adotamos um gatinho angorá chamado Fred. Ele tem 40 dias.

A gatinha não o aceitou de jeito algum. Se o Fred está dentro de casa, ela está no quintal. No quartinho onde ele dorme ela nem entra mais. Ela está querendo bater nele. E ele, coitadinho, só quer brincar com ela.

Estou muito preocupada, pois apesar de os dois só terem uma semana de convívio, parece q ela não vai acostumar nunca. Já tentei brigar com ela, fazendo barulhos e chamando a atenção pra ela ver q não pode bater no Fred, mas está difícil!

Eu respondi:

Patrícia, essa situação é muito mais comum do que você imagina. Afinal de contas, eles são animais naturalmente territorialistas e, nesta fase da vida, muito imaturos. Eles estão aprendendo a se comunicar, impor limites e mesmo quando jovens, vão continuar querendo preservar o seu espaço.

Porém, a boa notícia é que as brigas passam e você precisa acreditar nisso. Isso vai acontecer, pois cada um vai encontrar o seu espaço na casa, desde que você disponibilize brinquedos, tocas, prateleiras e arranhadores para os gatos. Mais de uma caixa sanitária também é uma ótima pedida, além de dois comedouros e dois bebedouros.

Continue chamando a atenção dela com barulhos, para que ela associe a bronca ao comportamento errado. Leia um pouco mais sobre brigas entre gatos.

E trate de castrar os dois no período certo, pois isso vai melhorar a convivência na sua casa. A castração de gatos é muito importante!

Estou torcendo por aqui! Abraços do Gateiro!

Envie a sua dúvida sobre comportamento para ogateiro@gateiro.com.br. Eu postarei aqui as dicas que indicarei, pois assim podemos ajudar muita gente!

Mais conviver

gato-caixa-sanitaria-2 Curiosidade – Por que gatos usam a caixa sanitária naturalmente? Publicado por Gateiro, 12/03/2019

Quem nunca conviveu com gatos mas tem essa vontade, frequentemente se pergunta: “Como vou o ensinar a usar uma caixa sanitária?” Não, precisa! Ele fará isso sozinho! Adulto ou filhote, sozinho ou acompanhado, o bichano vai procurar a caixa naturalmente, pois é parte do seu instinto só fazer xixi e cocô onde ele possa os […]

gato-transporte-2 Dicas para viagens de carro com o seu gato Publicado por Gateiro, 19/12/2017

Estamos na temporada de festas. Muitos gateiros precisam viajar de carro para o litoral ou interior. Caso o bichano da família não possa ficar em casa, de repente pela falta de uma catsitter, o que fazer? Gatos não gostam de viagens de carro, elas são mudanças bruscas em seus ambientes, mas aplicando as dicas a seguir, […]

gato-convivencia-2 Tem gato novo na área. Dicas para apresentar um novo morador a sua nova família Publicado por Gateiro, 25/09/2017

Você quer adotar um gato, mas… já tem um morador felino em casa! Como deve ser feita a integração do novo gato? Veja algumas dicas: – As palavras “lentamente” e “pacientemente” devem ser seguidas à risca. Elas serão fundamentais para que você promova a harmonia entre todos os moradores felinos da casa. O tempo que […]

gateiro-afeto-gato-2 7 sinais de que seu gato te ama Publicado por Gateiro, 16/08/2017

Sinais de carinho felino podem ser bem sutis e até difíceis de identificar. Mas, se você observar, verá que alguns sinais que o gato te dá te estão ali, para confirmar que ele está ligado em você. O seu gato segue você por todos os lugares Você está vendo TV e se levanta do sofá. […]

clientes-1 doacoes-1

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

portal-medicina-felina-1