Muitos leitores do blog têm me enviado mensagens pedindo ajuda. O tema tem se repetido: xixi fora da caixa sanitária. Portanto, esta é uma edição coletiva do Pergunte para o Gateiro!

O comportamento normal do gato é realmente urinar no granulado sanitário, ali, dentro da sua caixa bem limpinha. Esta é uma primeira questão. Se o comportamento está anormal e o gato anda recusando a sua caixa sanitária, talvez o granulado esteja sujo. Limpe a caixa sanitária de 1 até 2 vezes ao dia. Este é um passo importante.

Em segundo lugar, não podemos esquecer que os gatos têm as suas preferências. Por isso, vale pena testar granulados com tamanhos diferentes e feitos com materiais diferentes. No mercado você encontra muitas opções. Algumas, inclusive, formam torrões que facilitam muito a hora da limpeza. O ideal é testar e se adaptar à indicação do gato.

A marcação de território sempre deve ser levada em consideração. O gato é castrado? Caso negativo, uma forma de atrair outros animais para casa é justamente urinar pelos cantos. E há mais de um gato na sua casa? Caso positivo, saiba que sempre temos que contar com um número maior de caixas sanitárias para mais de um gato. Faça novamente o teste e se adapte ao recado que os gatos te darão.

Onde está a caixa sanitária? O local é discreto e calmo? Experimente mudar o local e sempre deixe a caixa longe da comida e água do gato.

Ainda falando sobre a marcação de território, confesso que evito tapetes de tecido muito texturizados em casa. Meu gato Tarot costuma marcar essas materiais para dizer: “Isso aqui é meu.”

Houve alguma mudança brusca na sua casa? Alteração no dia da faxina, presença de um novo humano que está competindo com o gato por sua atenção? Você mudou de casa ou um novo gato chegou? Estes fatores também podem deixar o gato estressado e sem mira para a caixa. O melhor a se fazer é aguardar a rotina voltar e ter paciência com o bichano.

Caso o problema continue, consulte um veterinário. O xixi fora da caixa por indicar em algumas casos a presença de doenças renais ou das vias urinárias.

Envie a sua dúvida sobre comportamento para ogateiro@gateiro.com.br. Eu postarei aqui as dicas que indicarei, pois assim podemos ajudar muita gente!

Posts relacionados

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades por e-mail