nutrição

Qual é o erro mais cometido na hora de alimentar o gato?

Publicado por Gateiro, 16/02/2017

gato-racao-gateiro-1

Dúvida na hora de alimentar o gato! A gente esclarece aqui.

Qual é o erro mais comum que o gateiro comete na hora de alimentar o gato? Economia, armazenamento ou quantidade ofertada? Como a situação deve ser tratada?

Confira resposta da Dra. Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet:

Os tutores de gatos geralmente são bastante exigentes e querem oferecer o que há de melhor para seus pets, não economizando na busca por produtos de boa qualidade. Porém, nem sempre ofertam os alimentos da maneira mais correta.

Sem dúvida o erro mais comum observado na rotina é em relação à quantidade de alimento. Na maioria dos casos, o tutor não mede a quantidade ofertada e procura deixar o comedouro sempre cheio, durante todo o dia, além de oferecer outros petiscos em excesso. A principal consequência deste erro é a alta incidência de obesidade entre os gatos. A melhor forma de evitar esse equívoco é oferecer a quantidade correta de alimento, seguindo para isso o guia de recomendação diária de consumo contido no verso das embalagens.

Em seguida, podemos citar o armazenamento do alimento como o segundo erro mais comum. Existem muitos recipientes bonitinhos no mercado, mas nem sempre são ideais para essa finalidade, permitindo a entrada de ar ou a passagem de luminosidade, o que pode alterar certas propriedades do alimento. Para garantir a qualidade do alimento, dentro do prazo de validade, o ideal é manter o produto dentro da embalagem original, e vedá-la. Caso deseje retirar o alimento da embalagem original, deve-se optar por um recipiente que não permita a passagem de luz e vede totalmente, impedindo a entrada de ar.

É sempre importante lembrar que gatos possuem muitas particularidades, tanto em relação às suas necessidades nutricionais, quanto em relação ao seu comportamento alimentar. Isso torna primordial tanto uma escolha criteriosa do alimento bem como o manejo correto, evitando assim possíveis erros que podem comprometer a saúde de seus pequenos felinos.

Post exclusivo para o Gateiro assinado pela:

Confira o site, a fan page e o perfil da marca no Twitter.

Veja aqui mais esclarecimentos oferecidos pela Dra. Keila.

Mais nutrição

gato-sardinha-dieta-2 Posso servir sardinha para meu gato? Publicado por Gateiro, 10/01/2019

Muito gateiros têm o hábito de servir sardinha em lata para seus bichanos. O peixe faz as vezes da ração úmida, não são todos os gatos que gostam dele, mas eu já vi alguns comendo tudo e com vontade. Não há problema em oferecer sardinha para o gato, desde que ela seja apenas um petisco […]

gateiro-posicao-prato-racao-2 Posição do comedouro e bebedouro Publicado por Gateiro, 08/11/2018

Esta imagem foi compartilhada comigo, infelizmente não consegui identificar quem é o autor. Vale a pena conferir! Acredito que todo cuidado é valido e essa dica não gera trabalho algum. Caso você não tenha suportes para a elevação dos pratos, improvise-os com potes de sorvete vazios! Dá uma olhada em mais coisas simples e que funcionam.

gato-nutricao-prevencao-2 Alimentos para humanos que podem fazer mal à saúde do seu gato Publicado por Gateiro, 07/12/2017

Alguns alimentos que fazem parte da nossa dieta não podem ser consumidos por gatos. Mesmo que alguns sabores agradem o bichano, os alimentos indicados a seguir devem ser incluídos em uma lista de alimentos proibidos para o seu pet! Cebola, alho, alho-poró e cebolinha Estes alimentos contêm compostos de enxofre orgânico que causam danos oxidativos aos glóbulos […]

gato-racao-especial-2 Dúvidas sobre rações especiais Publicado por Gateiro, 02/06/2017

Confira algumas dúvidas que tirei com a Dra. Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet! Quais são as diferenças entre as rações especiais, como a ração voltada para o controle renal, e uma ração comum? A composição desses alimentos possui um balanceamento muito diferente das rações comuns, pois diferente do alimento que é […]

clientes-1 doacoes-1

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

portal-medicina-felina-1