nutrição

Quando o gato rejeita uma ração, podemos fazer algo?

Publicado por Gateiro, 30/10/2015

gato-1

A Dra. Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet, responde a seguir uma pergunta realiza por muitos gateiros.

Quando o gato rejeita uma ração, podemos fazer algo? Há algum motivo mais comum que faz com que isso aconteça?

Gatos possuem naturalmente o paladar mais criterioso que os demais animais domésticos e não é incomum que demonstrem desinteresse pela ração em algum momento. Mas quando a rejeição acontece, primeiramente é preciso descartar causas como doenças, problemas de gengiva ou dentes ou até mesmo estresse – já que alguns gatos perdem o apetite devido a mudanças de ambiente ou na rotina. Para isso, é importante contar com a avaliação e a experiência de um médico veterinário.

Uma vez afastadas essas causas, é provável que o desinteresse pela ração esteja ocorrendo em razão do apetite caprichoso. Mas nada de deixar o bichano sem comer por causa disso! Gatos não podem ficar mais de 48 horas em jejum e já falamos sobre isso aqui.

Por isso, em casos em que há rejeição do alimento sem motivo aparente, é recomendado realizar a troca de sabor do alimento ou, ainda, umedecer a ração seca com água morna, na proporção de 3 partes de alimento para 1 parte igual de água. Esse artifício além de liberar o odor do alimento acentua o sabor. Mas lembre-se: o alimento umedecido deve ser consumido em até 30 minutos e possíveis sobras devem ser descartadas.

Uma dica importante para prevenir o apetite caprichoso nos gatos é ofertar diferentes sabores e texturas de alimentos durante a fase de filhote. Assim eles se acostumam desde cedo com vários alimentos, o que evita rejeições futuras.

Mande a sua dúvida sobre nutrição para a Dra. Keila! Encaminhe a mensagem para o e-mail ogateiro@gateiro.com.br. As dúvidas que mais se repetem e os casos nunca comentados nesta seção serão respondidos.

Post exclusivo para o Gateiro assinado pela:

Confira o site, a fan page e o perfil da marca no Twitter.

Mais nutrição

gato-sardinha-dieta-2 Posso servir sardinha para meu gato? Publicado por Gateiro, 10/01/2019

Muito gateiros têm o hábito de servir sardinha em lata para seus bichanos. O peixe faz as vezes da ração úmida, não são todos os gatos que gostam dele, mas eu já vi alguns comendo tudo e com vontade. Não há problema em oferecer sardinha para o gato, desde que ela seja apenas um petisco […]

gateiro-posicao-prato-racao-2 Posição do comedouro e bebedouro Publicado por Gateiro, 08/11/2018

Esta imagem foi compartilhada comigo, infelizmente não consegui identificar quem é o autor. Vale a pena conferir! Acredito que todo cuidado é valido e essa dica não gera trabalho algum. Caso você não tenha suportes para a elevação dos pratos, improvise-os com potes de sorvete vazios! Dá uma olhada em mais coisas simples e que funcionam.

gato-nutricao-prevencao-2 Alimentos para humanos que podem fazer mal à saúde do seu gato Publicado por Gateiro, 07/12/2017

Alguns alimentos que fazem parte da nossa dieta não podem ser consumidos por gatos. Mesmo que alguns sabores agradem o bichano, os alimentos indicados a seguir devem ser incluídos em uma lista de alimentos proibidos para o seu pet! Cebola, alho, alho-poró e cebolinha Estes alimentos contêm compostos de enxofre orgânico que causam danos oxidativos aos glóbulos […]

gato-racao-especial-2 Dúvidas sobre rações especiais Publicado por Gateiro, 02/06/2017

Confira algumas dúvidas que tirei com a Dra. Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet! Quais são as diferenças entre as rações especiais, como a ração voltada para o controle renal, e uma ração comum? A composição desses alimentos possui um balanceamento muito diferente das rações comuns, pois diferente do alimento que é […]

clientes-1 doacoes-1

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

portal-medicina-felina-1