casa

Um banheiro criado para meus gatos

Publicado por Gateiro, 07/02/2013

Na postagem sobre a casa dos sonhos de um gato, eu disse que adaptei um armário da minha área de serviço e construí um discreto banheiro para os meus dois gatos. Aí está ele!

Como nem eu e nem os gatos queríamos uma caixa sanitária indiscreta, eu comecei a procurar em pet shops um móvel que servisse como banheiro. Esse tipo de mobiliário, basicamente, é um baú com porta e que tem espaço interno para guardar a caixa sanitária. Em alguma das paredes desse baú há uma entrada para o gato. A ideia é simples e o preço é salgado. Encontrei somente móveis muito caros nos pet shops que visitei na minha cidade, Belo Horizonte.

Não desanimei e fiz a minha adaptação. Retirei uma das porta do móvel que estava disponível na minha área de serviço, fui até um marceneiro e pedi para ele cortar um círculo com 30 cm de diâmetro. Pronto! Bastou prender a porta novamente no armário e colocar a caixa sanitária lá dentro para o banheiro funcionar.

Depois dessa etapa eu comecei a melhorar a minha adaptação. Comprei um tapete texturizado de borracha para segurar o granulado que escapa quando o gato sai da caixa sanitária. Esse tipo de tapete é vendido por metro. Forrei o fundo do armário e o chão próximo a ele com o tapete. Deu super certo e os grãos pararam de se espalhar pelo chão. Ah! Você pode comprar esse tapete em diversas lojas que vendem materiais de construção. Alguns pet shops também vendem tapetes desse tipo.

E VOCÊ PODE ESTAR SE PERGUNTANDO: “QUAL TIPO DE GRANULADO ELE USA ATUALMENTE?”

Eu e os meus gatos curtimos muito um granulado feito com farinha de cereais, pois ele retém o odor e não machuca as patinhas. Ele também é atóxico, biodegradável e pode ser descartado no vaso sanitário (o que gera economia de sacos de lixo e facilita a limpeza). E o mais importante é que ele forma torrões firmes quando entra em contato com a urina. Basta usar uma pá com peneira para retirar todo o material usado. Esse tipo de granulado é encontrado facilmente em pet shops e grandes supermercados.

E MAIS UM COISA, EU SÓ USO UMA CAIXA SANITÁRIA PARA DOIS GATOS!

Isso mesmo, apenas uma caixa. Deu certo porque eu a deixo sempre limpa. Todo dia ao acordar e antes de dormir eu limpo a caixa. Assim, os gatos têm um banheiro bem limpo, como eles gostam.

Finalmente, eu afirmo que você não precisa de muito dinheiro para criar adaptações como essa que eu apresentei. Com elas, você e o seu gato terão mais conforto.

Mais casa

gato-castelo-2 Cat Castelo Publicado por Gateiro, 23/06/2017

Para fazer a alegria do gato! Afinal de contas, papelão é vida. Adorei a fonte de água do espaço interno. Confira também um trailer retrô: Trabalhoso? Este projeto é mais simples e tem até arranhador nas colunas: É hora de criar.

gato-protecao-muro-2 Update: proteção de gatos que moram em casas Publicado por Gateiro, 21/06/2017

Já dei uma boa dica, ainda que para uso temporário, para a proteção de gatos que moram em casas. Bichanos não podem ficar passeando por aí. Confira esta imagem que eu achei no Facebook: Agora a estrutura está aprimorada e se assemelha muito a este produto americano. Quando o gato escala o muro até o […]

tapete-gato-grama-2 Graminha vertical Publicado por Gateiro, 19/06/2017

Quando falei sobre a transformação de uma sapateira em um jardim vertical, muita gente me pediu uma solução para a criação de um tapetão de grama para gatos, só que com fixação em uma parede. Encontrei este produto e ele pode ser uma boa fonte de inspiração: A estrutura de madeira abraça uma cama de papelão […]

sapateira-jardinagem-gato-2 Cultivo de plantas para quem tem gatos Publicado por Gateiro, 14/06/2017

Já falei algumas vezes sobre como manter a jardinagem de casa em dia, mesmo com os nossos amigos peludos por perto. Quem gosta de plantar sabe: muitas vezes os gatos adoram futucar determinada planta. Eu tenho a solução para esta situação! Uma sapateira! Confira: Gato nenhum vai conseguir uma área firme para se posicionar e […]

Gateiro no seu e-mail

Digite seu e-mail para receber as postagens do blog

Mais sobre

Arquivos

facebook

Instagram

portal-medicina-felina-1