Alguns leitores ficam muito preocupados quando seus gatos começam a fazer xixi fora da caixa sanitária. Tudo ia bem e de repente um canto limpinho vira um local que chama a atenção dos gatos. É como se eles cismassem com um determinado espaço.

Gatos, naturalmente, usam a caixa sanitária. Eles fazem isso por acreditar que se enterrarem seu xixi ou cocô, nenhum predador saberá que eles vivem nas proximidades. E mesmo gatos dominantes, que querem se expor e marcar seu território, usam a caixa (não enterram nada, mas a usam). Eles são domésticos, mas guardam traços selvagens.

Sabendo disso, também é importante entender que os gatos não gostam de caixas muito sujas e expostas em locais barulhentos. Eles também podem recusar um determinado granulado sanitário (no mercado existem tipos com diferentes texturas e cheiros). Uma mudança de ambiente e uma alteração no grupo (um gato que chega, por exemplo) podem fazer os gatos urinarem em locais diferentes da caixa. Gatos que não são castrados urinam em outros espaços para atraírem parceiros. E até o número de caixas disponíveis (3 para cada 2 gatos) pode influenciar na vontade dos gatos de urinarem somente no local correto.

Quando eles começam a errar, você deve investigar o que anda acontecendo. Volte nas indicações do parágrafo anterior e avalie. Mas e até descobrir?

Uma estratégia inicial é ocupar o local que eles andam usando. Vale botar caixas, objetos de decoração e o que mais for possível para bloquear o acesso.

Outra boa estratégia é deixar um belo vaso de plantas dentro de casa. Cheio de flores e com um pouco de espaço com terra disponível. Estou falando de jardineiras de cimento ou cerâmica. Os gatos, que ignoram a caixa por algum motivo, vão escolher outro espaço que seja semelhante ao granulado.

Na minha casa, na varanda, há um vaso com flores e um espaço livre. Muito eventualmente eu flagro o Champanhe urinando por lá. Isso acontece especialmente quando eu troco o seu granulado. Até ele se acostumar com a novidade, ele corre para o vaso de plantas.

É claro que você vai precisar mostrar para os seus gatos que o local correto é outro. Pegou um deles no flagra? Xingue fazendo barulho, para que ele associe a bronca ao local. Mas trate de averiguar o motivo da rejeição e fique tranquilo – até você o identificar, é bem melhor deixar os gatos cometerem seus delitos na terra do vaso.

Posts relacionados

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades por e-mail